A audiometria tonal visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva. É um dos testes básicos de avaliação da audição, imprescindível para o diagnóstico, acompanhamento da evolução e tratamento de doenças da audição.
É recomendado realizar este exame quando existe a suspeita de perda de audição, em pacientes com sensação de ouvidos tampados, com tontura e zumbido, em crianças com baixo rendimento escolar, para avaliar a seleção e adaptação de aparelho auditivo de amplificação sonora, dentre outros.
É um teste indolor, subjetivo e rápido, que depende da cooperação do paciente. O paciente é colocado em uma cabina acústica com uma janela de vidro lateral, através da qual o examinador pode observar as respostas efetuadas por eles durante o exame. E realizada em ambiente silencioso e o paciente orientado a levantar uma das mãos, sinalizando o lado em que ouviu o estímulo sonoro (levanta a mão esquerda ao perceber o som chegando ao seu ouvido esquerdo).