Vectoeletronistagmografia é um exame otoneurológico que avalia a função vestibular de forma indireta, ou seja, avalia o labirinto, responsável pelo equilíbrio e os sistemas envolvidos para seu bom funcionamento. Essa avaliação é feita através da observação dos movimentos oculares involuntários (nistagmos).
Vectoeletronistagmografia é um exame que serve para diagnosticar doenças que afetam o labirinto e, consequentemente, o equilíbrio. O paciente que apresenta sintomas como vertigem e tonturas com origem nas vias do labirinto, tem esses sintomas estudados pelo exame, para então, possibilitar um tratamento adequado e mais efetivo.
A vectoeletronistagmografia consiste em uma série de exames e testes para analisar a função do labirinto e determinar possíveis lesões. Cada teste avalia uma função do labirinto ou dos sistemas associados para um melhor diagnóstico. O exame é feito por eletrodos na face (e no caso da vecto computadorizada, uma viseira),que são colocados próximos aos olhos e vão traduzir o que acontece no labirinto.